Aos 95 anos, Zélia realiza o sonho de ter o nome do pai em documento
17/08/2025
(Foto: Reprodução) Aos 95 anos finalmente a idosa terá o nome do pai no documento
Zélia Pereira Ribeiro nasceu em 27 de março de 1930, em São Roque (SP), e cresceu em um sítio a 6 km do centro da cidade. Na época, seu pai não conseguiu registrá-la oficialmente. Veja vídeo acima.
Entretanto, só aos 95 anos, que Zélia decidiu incluir o nome do pai na certidão de nascimento dela como forma de homenageá-lo. A mudança na documentação ocorreu neste sábado (16), em Campo Grande.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
"É uma homenagem a ele, muito grande. Ele sempre foi um pai maravilhoso a todos os filhos. Ele não conseguiu registrar o nome dele, já que morava no sítio, era difícil. Estou muito feliz, por mim e por ele, com esta homenagem", comentou Zélia.
Mutirão de registros
Na manhã deste sábado (16), Zélia conseguiu realizar o sonho de registrar o nome do pai em seus documentos junto de outras 358 pessoas em Mato Grosso do Sul. Ela participou do mutirão “Meu Pai Tem Nome”, cujo objetivo foi reconhecer vínculos familiares e garantir direitos civis ligados à filiação.
A ação foi promovida pela Defensoria Pública de Mato Grosso do Sul, com coordenação do Núcleo Institucional de Direito de Família e Sucessões (Nufam).
Segundo o coordenador do Nufam, defensor público Marcelo Marinho, o objetivo é "promover o reconhecimento de paternidade e maternidade, ampliando o acesso à cidadania e aos direitos fundamentais de crianças, adolescentes e adultos que ainda não possuem o nome de um dos pais em seus registros".
Neste ano, a ação conta com o apoio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e do Instituto de Análises Laboratoriais Forenses (IALF). Especializado em exames que auxiliam investigações criminais, o IALF foi responsável pela análise de DNA, sem custos para os participantes, nos casos indicados durante o atendimento da Defensoria Pública.
*Estagiário sob supervisão de José Câmara.
Senhora de 95 anos, inclui o nome do pai em seu registro
Chico Gomes/ Tv Morena
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: