Polícia indicia cirurgião vascular alvo de operação contra desvio de recursos do SUS em Rio Preto
14/08/2025
(Foto: Reprodução) Polícia indicia cirurgião alvo de operação contra desvio de recursos do SUS em Rio Preto
A Polícia Federal (PF) indiciou o cirurgião vascular de São José do Rio Preto (SP), Gustavo Marcatto, alvo da operação contra desvios de recursos do Sistema Único de Saúde (SUS). O médico vai responder por fraude em procedimentos licitatório, peculato, apropriação e desvio de verbas públicas.
A investigação ainda indicou indícios de participação do cirurgião nos crimes de lavagem de dinheiro e associação criminosa. Se as suspeitas forem comprovadas durante a conclusão do inquérito policial, o médico também pode responder por esses crimes.
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
O g1 fez contato com a defesa de Marcatto, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Conforme apurado pela produção da TV TEM, contas bancárias, imóveis de alto padrão e veículos de luxo registrados em nome do médico foram bloqueados pela Justiça.
A Polícia Federal também apreendeu grande quantidade de armas de fogo, incluindo fuzis, pistolas, milhares de munições e arma calibre 12 na casa do suspeito. O médico é Colecionador, Atirador desportivo e Caçador (CAC) e terá seu registro cassado devido às investigações. Relógios de alto padrão também foram apreendidos na residência do cirurgião.
Conforme a PF, Marcatto foi contratado, por meio de sua clínica, para realizar procedimentos cirúrgicos para a Prefeitura de Selvíria (MS) e estaria associado à Ata de Registro de Preço (ARP), cujos indícios de contratos administrativos superfaturados são investigados. (entenda abaixo)
Gustavo Marcatto é médico vascular em São José do Rio Preto (SP)
Clínica Dr. Gustavo Marcatto/Divulgação
A operação
Na terça-feira (12), a Polícia Federal de Três Lagoas (MS) e cumpriu mandados na casa de Gustavo, em um condomínio de luxo, em São José do Rio Preto.
A operação, denominada Rastro Cirúrgico, cumpriu quatro mandados em Rio Preto, além de sequestro de bens no valor de R$ 5 milhões de cada uma das pessoas envolvidas.
Os investigados foram afastados das funções públicas e não podem contratar com o poder público. Ainda foram apreendidos veículos, armas, motos de alto valor e pedras preciosas.
Funcionários públicos foram afastados, dentre os quais se encontra o atual secretário de Saúde de Selvíria (MS), que foi exonerado. Em nota, a prefeitura disse que não foi cientificada da operação, e que desconhece os fatos e os desdobramentos.
Com as investigações, a Polícia Federal identificou indícios de inexecução contratual, assim como superfaturamento e sobrepreço na Ata de Registro de Preço (ARP) e nos respectivos contratos administrativos.
Identificou, também, a existência de múltiplos contratos administrativos, alguns deles sem publicação nos sites de transparência, contendo objetos idênticos, vigência simultânea e mesmas partes contratantes, de modo a ocasionar uma multiplicidade de pagamentos por um mesmo procedimento cirúrgico e serviço médico contratado.
PF apreende carros de luxo, joias e armas em operação contra desvio milionário do SUS.
Polícia Federal
Além disso, verificou-se que uma das clínicas médicas contratadas não existia de fato. Dos 13 mandados de busca e apreensão, seis foram cumpridos em Selvíria, três em Aparecida do Taboado (MS) e quatro em São José do Rio Preto.
O nome da operação faz referência à ausência de vestígios/rastro que os procedimentos cirúrgicos contratados deveriam deixar, como seus prontuários médicos e utilização de "sala suja" hospitalar, mas que, no caso, não deixaram, diante da reiterada inexecução contratual atestada por auditorias e inspeções técnicas.
Ao final das investigações, os envolvidos podem ser responsabilizados pelos crimes de peculato apropriação e desvio, fraude em procedimento licitatório, lavagem de dinheiro e associação criminosa, cujas penas somadas podem variar de dez a 33 anos de prisão.
"Médico das estrelas"
'Médico das estrelas', Gustavo Marcatto atende famosos em clínica em Rio Preto (SP)
Reprodução/Instagram
Com mais de 329 mil seguidores somente no Instagram, Marcatto tem 35 anos e já atendeu pacientes de 32 países no que se refere ao tratamento vascular. O médico tem nove anos de carreira e já trabalhou como plantonista no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) em Rio Preto.
Gustavo ganhou reconhecimento por utilizar o laser e tecnologias mais modernas para o tratamento estético das varizes e de vasos sanguíneos. Na clínica, já recebeu pacientes como a atriz Deborah Secco, a modelo Andressa Suíta, o cantor Zé Neto, da dupla com Cristiano, Helen Ganzarolli, Ticiane Pinheiro, Ana Hickmann, Luciana Gimenez e Adriane Galisteu. Ele é popularmente conhecido como "médico das estrelas".
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM