Primeira parcela do 13º dos servidores estaduais movimenta R$ 300 milhões na economia de MS
26/09/2025
(Foto: Reprodução) Comércio em Campo Grande.
Renata Fontoura/TV Morena
A primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos de Mato Grosso do Sul foi paga nesta quinta-feira (26), conforme previsto em decreto estadual. De acordo com a Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz), o valor injetado na economia é de aproximadamente R$ 300 milhões.
A expectativa é de que esse valor contribua para o fortalecimento da atividade econômica em diferentes setores.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) projeta, por exemplo, um impacto positivo nas vendas relacionadas ao Dia das Crianças, data próxima à liberação dos recursos.
“A antecipação do 13º salário dos servidores vem em uma ótima hora para economia do estado, tendo em vista que a gente acabou de registrar uma retração no consumo. Estamos próximos ao Dia das Crianças, então tudo isso faz com que a expectativa se torne mais positiva”, analisou a economista Regiane Dede de Oliveira.
Segundo ela, além de estimular o consumo imediato, o valor também pode ser destinado ao pagamento de dívidas ou à antecipação de parcelas, o que, de forma indireta, também movimenta o setor econômico. “Acaba liberando mais o crédito do consumidor e movimenta também o comércio local", afirma.
Para quem opta por guardar o recurso, a movimentação financeira pode ocorrer em um momento posterior. A economista destaca que, com a proximidade das festas de fim de ano, há tendência de utilização desse valor, seja para consumo, seja para organização financeira.
“Acaba sendo outro momento importante na economia para que os consumidores estejam organizados, para passar um final de ano também mais tranquilo e consigam se organizar caso estejam com alguma pendência ou um endividamento”, completa.
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul: